A osteopatia é um sistema independente de cuidados de saúde primário, que trata o paciente de uma forma global, focando-se nas causas e não somente nos sintomas que o mesmo revela, procurando restaurar o equilíbrio.
História da osteopatia
A Osteopatia foi fundada em 1874 pelo Dr. Andrew Taylor Still, médico, em Missouri, Estados Unidos, que ficou desiludido com a medicina da época , quando três dos seus filhos morreram de meningite. Ele fundou a Osteopatia para a reforma da medicina, mas quando encontrou hostilidade, desenvolveu-a como um sistema independente da medicina.
Benefícios e patologias que a osteopatia trata
Existem dois benefícios preponderantes na osteopatia. O primeiro é a melhoria da capacidade funcional do paciente que, após o tratamento osteopático, ativa a recuperação e a harmonia do organismo, promovendo-lhe bem-estar e saúde. Num outro ponto, o tratamento osteopático tem um caráter preventivo, evitando que disfunções assintomáticas se tornem dolorosas.
A osteopatia é indicada para pessoas de todas as idades, exceto quando nos casos em que apresentam determinadas patologias a serem diagnosticadas pelo profissional de saúde.
A osteopatia tem resultados positivos comprovados no tratamento e melhoria de vários problemas de saúde, tais como :
Disfunções da coluna vertebral;
Cefaleias de origem tensional;
Torcicolos;
Cervicalgias;
Inflamações nervosas;
Ombro doloroso;
Cervicobraquialgia;
Dorsalgias;
Lombalgias;
Hérnias discais;
Contraturas musculares;
Dor ciática;
Tendinites;
Dores musculares generalizadas.
Além do tratamento destas últimas acima transcritas, a osteopatia contribui ainda para o aumento da flexibilidade e da mobilidade articular.
Osteopatia e contraindicações
Uma vez que o paciente é submetido a uma avaliação rigorosa antes do início do tratamento, o diagnóstico terá em conta as contraindicações apresentadas, a saber :
Tumores;
Fraturas;
Alterações vasculares;
Indivíduos que estão em período de pós-operatório.
Doenças do tecido conjuntivo.
Alie a osteopatia a ...
O ideal é que esta seja realizada em simultâneo, adotando hábitos de vida saudáveis, como prática de atividade física e alimentação equilibrada. Para potencializar o tratamento, é indicado o desapegar de hábitos velhos e nocivos, como o sedentarismo. Afinal, o foco é sempre a unidade do corpo e a manutenção da sua saúde.
![](https://static.wixstatic.com/media/839af1_e2681901c8d64b3684aa750d73604edd~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/839af1_e2681901c8d64b3684aa750d73604edd~mv2.jpg)
Comments